Apresentação

Como cheguei aqui

Sempre gostei de indicar filmes e compartilhar informações, sensações e opinião pessoal sobre eles. A atividade cinematográfica é uma das minhas paixões. Optei aqui por indicar 3 filmes por mês, manifestando a minha opinião como um simples espectador, compartilhando algumas informações sobre os filmes selecionados. Espero que o resultado seja agradável para quem visitar.

Enquanto for interessante, estarei por aqui...


Cinema Paradiso (Itália/França, 1988)

segunda-feira, 4 de março de 2013

EuroTrip - Passaporte para a Confusão

Eu indico
EuroTrip (EUA, 2004)

Logo após sua formatura, Scott recebe muito mais do que o esperado diploma: ele ganha um gigantesco fora de sua namorada. Influenciado por um amigo, o jovem Scott Thomas envia um e-mail desaforado a Mieke, uma alemã que ele acredita se tratar de um homem. Quando descobre que Mieke é na verdade uma mulher, ele decide partir atrás dela para pedir desculpas, enfrentando vários problemas na Europa. Com a ajuda de seus amigos, Cooper Harris e os gêmeos Jenny e Jamie, eles irão fazer uma grande viagem e viver todo o tipo de situações embaraçosas e engraçadas ao longo do caminho. Dos mesmos produtores de “Caindo na Estrada” (2000) e “Dias Incríveis” (2003). Dirigido por Jeff Schaffer.

Um tour divertido para o espectador:
É um filme bem no estilo comédia americana, com piadas apelativas e tendendo a uma certa pornografia. Só que, neste caso, as apelações funcionam bem, gerando situações engraçadas, mesmo que absurdas. A maioria dos filmes “besteirol” não agrada, e considero este uma exceção. Com um elenco principal de adolescentes, EuroTrip funciona melhor que a grande maioria dos filmes no mesmo estilo. Os personagens são divertidos, inclusive os coadjuvantes que aparecem poucas vezes, como por exemplo o italiano tarado do trem, interpretado de forma bem divertida por Fred Armisen.
Os quatro amigos - elenco principal – são interpretados pelos pouco conhecidos atores Scott Mechlowicz (ator principal), Jacob Pitts (melhor amigo de Scott, uma figura que possui uma camisa com a própria foto e finge estar trabalhando enquanto conversa com seu chefe por telefone, sendo que na verdade está viajando pela Europa), e os personagens gêmeos Michelle Trachtenberg e Travis Wester. Cada um com sua característica bem marcante.
Mesmo com situações ridículas e forçadas, como o motivo e as coincidências que fazem com que os 4 amigos se encontrem e façam um tour pelo continente europeu, o filme não deixa de passar uma mensagem legal aos jovens: não sejam previsíveis, arrisquem e enfrentem as consequências para ir atrás daquilo que acreditam (principalmente se o objetivo for uma loira alemã maravilhosa, como é o caso da personagem Mieke).
Todas as cenas foram filmadas na Europa, em Praga, República Tcheca, especialmente nas ruas próximas ao Rudolfinum. A cena quando os personagens principais embarcam na estação de trem em Paris foi filmada em Praga na principal estação ferroviária da cidade (Hlavní nádraží). Isso é um ponto forte no filme, para aqueles que estão planejando uma viagem similar, pois além de vermos o belíssimo visual das cidades, antes de cada cena realizada num novo local, aparece uma animação exibindo rapidamente os principais pontos turísticos e características da região. Muito interessante, também, as cenas com um mapa em forma de animação quando os personagem estão em trânsito para uma outra cidade; para algumas delas, foi usada a mesa onde os amigos discutiam o seu destino, numa lanchonete, montando um mapa com os lanches e objetos que estavam na mesa. Isso sem contar a abertura do filme, animada e em forma de quadrinhos. São detalhes com os quais muitos filmes de comédia não se preocupam. E isso tudo em apenas 90 minutos de duração.
A cena em que Scott Thomas imita um robô e entra numa “briga de robôs” na fila para entrar no Museu de Louvre em Paris é uma das mais divertidas, mas existem muitas outras. O mímico robô é interpretado pelo ator J. P. Manoux.
A música caricatural "Scotty Doesn't Know", que o novo namorado de Fiona canta para ironizar Scott, entrou na trilha sonora e é uma canção que foi escrita exclusivamente para o filme. É realizada pela banda “Lustra”, mas no filme, o vocalista foi interpretado por Matt Damon, que raspou sua cabeça durante a filmagem.
Recomendo aguardar os créditos finais para ver algumas cenas derivadas do filme.

Para os interessados, segue um resumo extraído do Wikipédia, com as cidades visitadas e a cena em si (SPOILERZINHO):
- Londres: Scott e Cooper vão a Londres a caminho de Berlin;
- Paris: Scott e Cooper são levados pelos Hooligans para Paris. Entrada dos gêmeos Jamie e Jenny;
- Crans Sur Mer: Parada de trem. Lá eles vão a uma praia de nudismo e são caçados por caras nus;
Amsterdan: Capital européia da droga e do sexo. Lá Scott e Jenny comem bolinhos que eles julgam ser de haxixe, Cooper é torturado pela dona de uma boate e Jamie transa com uma garota, porém um cara rouba o dinheiro e passaportes deles;
- Bratislava: Os quatro amigos são levados a Bratislava por um caminhoneiro;
- Berlin: Os 4 vão a Berlin na casa de Mieke e descobrem que ela está em Roma;
- Roma: Os quatro vão a Roma atrás de Mieke e Scott faz as pazes com ela.

__________________________________
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/EuroTrip

Nenhum comentário:

Postar um comentário