Apresentação

Como cheguei aqui

Sempre gostei de indicar filmes e compartilhar informações, sensações e opinião pessoal sobre eles. A atividade cinematográfica é uma das minhas paixões. Optei aqui por indicar 3 filmes por mês, manifestando a minha opinião como um simples espectador, compartilhando algumas informações sobre os filmes selecionados. Espero que o resultado seja agradável para quem visitar.

Enquanto for interessante, estarei por aqui...


Cinema Paradiso (Itália/França, 1988)

sexta-feira, 8 de março de 2013

O Alvo (Hard Target)

Eu indico
Hard Target (EUA, 1993)

Chance Boudreaux (Jean-Claude Van Damme) é um estivador que trabalha no cais de Nova Orleans e que ajuda Natasha Binder (Yancy Butler) a encontrar seu pai desaparecido. Em sua investigação ele descobre uma quadrilha que negocia pessoas, caçando mendigos e ex-combatentes em um jogo mortal. É quando ele decide combater Emil Fouchon (Lance Henriksen), o chefe do negócio, e seus capangas, e entra como principal alvo para a quadrilha mafiosa. Dirigido por John Woo e com Sam Raimi na produção.

Caçada:
Contemplem o resultado de um filme quando juntamos o astro Van Damme, ator belga especialista em artes marciais e ícone dos filmes de ação, com o diretor chinês John Woo, referência em filmes de ação exagerados. O resultado é um presente para quem gosta de muita ação, muita mentira, em cenas muito bem produzidas.
A primeira cena já é uma boa sacada, utilizando o efeito em primeira pessoa, assim temos o ponto de vista visual da vítima, perseguida numa caçada insana. Também a primeira cena de ação com o protagonista Van Damme – depois de toda uma pressão para apresentar o personagem, bem no estilo faroeste – é quase que um resumo da sua forma de lutar; nela ainda não há uso de armas, é uma espécie de briga de rua mesmo (para defender a mocinha), e o ator dá um show de postura e coreografia marcial, com direito aos seus famosos golpes que vemos em outros filmes. A partir daí, quase que a ação não para, eu imagino como seria ver este filme numa sala de cinema com efeito 4DX, mas é bem antigo e eu assisti, pela primeira vez, no antigo Cine Glauber Rocha, em Salvador. Inesquecível a sensação de ver ação de verdade.
Milionários entediados pagam um milhão de dólares para caçar e matar a mais desafiadora presa de todas: o homem. "Matar um homem é como uma droga", diz o vilão do filme interpretado pelo astro da série Millenium, Lance Henriksen, um ótimo ator principalmente neste tipo papel. Com esta proposta, o diretor usa toda sua criatividade nas cenas. Temos até um assassinato através de um olho mágico.
Com cenas originais e bem coreografadas de luta e ação em geral, com armas de fogo e armas brancas, perseguições e explosões, e com um Van Damme de cabelos longos e o um diretor competente e sem limites, “O Alvo” é diversão garantida.

O ator e o diretor:
Van Damme já estrelou alguns filmes interessantes e possui uma grande legião de fãs. Leão Branco - o Lutador Sem Lei (1990), Duplo Impacto (1991) e A Colônia (1997), independente do roteiro, são bem carregados de ação e podem agradar. Chegou a fazer um filme autobiográfico em 2008, intitulado JCVD (iniciais de seu nome). Mais recentemente, foi o vilão do filme Os Mercenários 2 (2012), que reuniu uma legião de ícones de ação.
O diretor chinês John Woo, durante os anos 70 e 80, tornou-se um dos grandes realizadores de filmes de ação de Hong-Kong, tendo rodado 18 títulos, entre eles Shaolin Men (1975), Hao Xia (1978) e Xiao Jiang (1984). Foi por convite de Van Damme que ele viajou para os EUA para filmar "O Alvo". O diretor também possui em seu currículo filmes bem satisfatórios de ação, como um dos meus preferidos: A Última Ameaça (1996), com Christian Slater e John Travolta. O filme apresentou pela primeira vez Travolta no papel de vilão, que voltaria a trabalhar em mais um filme legal de John Woo, A Outra Face (1997), que contou também com o ator Nicolas Cage em seu auge. Também recomendo O Pagamento (2003), com Ben Affleck e Uma Thurman. Em 2008, John Woo dirigiu o excelente Red Cliff (A Batalha dos 3 Reinos), com algumas lições voltadas para “a arte da guerra”. Recebeu alguns prêmios no Hong Kong Film Awards e o de melhor diretor no Saturn Award pelo filme “A Outra Face”.

__________________________________
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Claude_Van_Damme
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Woo

Nenhum comentário:

Postar um comentário