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Eu indico |
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A festa de despedida ("Mita Tova", Israel, 2015) |
Um
grupo de amigos em uma casa de repouso em Jerusalém constrói uma
máquina de auto-eutanásia, a fim de ajudar um amigo em estado
terminal. Quando os rumores sobre a máquina começam a se espalhar,
mais e mais pessoas começam a se interessar pela ideia de partir
dessa para uma melhor, e o grupo de amigos se questiona se o que
estão fazendo é a coisa certa. Dirigido por Tal Granit e Sharon
Maymon.
Dispositivo de uso fácil
e
indolor:
Este filme consegue tratar de um assunto como a
eutanásia, forte e polêmico, de forma leve e divertida, mantendo a
seriedade da coisa. Encontramos uma série de excelentes filmes sobre
o assunto, como Mar Adentro (2005, de Alejandro Amenábar), Uma
Primavera com Minha Mãe (2012, de Stéphane Brizé), entre outros.
Mas essa produção israelense consegue, num filme curto (95
minutos), transmitir as questões essenciais sobre o assunto, com
leveza e algumas cenas bem divertidas.
O elenco principal, composto de velhinhos, tem a sua
parcela de mérito. Os personagens são bem interessantes e passam
por algumas aventuras e situações engraçadas, após um deles, um
inventor nato de bugigangas, construir uma máquina de
auto-eutanásia. Assim, o grupo se forma para decidir pela escolha e
empréstimo do dispositivo, com a melhor das intenções, já que
muitos amigos estão em estado desacreditado e sofrível, e essa
seria uma forma de acabar com seu sofrimento, sem deixar vestígios.
Os personagens, por serem idosos, mostram uma certa atrapalhação, ou melhor, falta de habilidades, o que gera boa parte das cenas
engraçadas. Entretanto, junto com isso, vem a experiência de vida
de cada um, e suas atitudes são realistas e até admiráveis.
A história se passa num asilo em Jerusalém, local
perfeito para criar a argumentação proposta, e mostra o
dilema das pessoas quando escolhas difíceis precisam ser tomadas
diante de situações difíceis. Também consegue mostrar o espaço e o dilema particular de cada um deles. É uma história fácil de assimilar
e deve agradar à grande maioria dos espectadores.
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Fontes:
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