Apresentação

Como cheguei aqui

Sempre gostei de indicar filmes e compartilhar informações, sensações e opinião pessoal sobre eles. A atividade cinematográfica é uma das minhas paixões. Optei aqui por indicar 3 filmes por mês, manifestando a minha opinião como um simples espectador, compartilhando algumas informações sobre os filmes selecionados. Espero que o resultado seja agradável para quem visitar.

Enquanto for interessante, estarei por aqui...


Cinema Paradiso (Itália/França, 1988)

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O Abutre (Nightcrawler, EUA, 2014)

Eu indico
Nightcrawler (EUA, 2014)

Enfrentando dificuldades para conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados. Dirigido por Dan Gilroy.

Jornalismo noturno:
Os limites da notícia e a veracidade das informações, muitas vezes questionáveis, são discutidos neste filme que utiliza o ambiente do jornalismo focado nas notícias sobre violência. Jake Gillenhaal está em uma de suas melhores atuações, com um personagem questionável, mas com forte poder de convencimento. Lou Bloom vivia de pequenos crimes, mas agora passa a investir numa carreira de cinegrafista “amador” em busca de desastres noturnos para vender às redes televisivas. Um personagem interessantíssimo, que manifesta em suas falas e comportamento um grande conhecimento sobre liderança, estratégias de atuação e relacionamento de pessoas, com bom raciocínio lógico e rápido. O mais interessante é que ele aprendeu tudo através de estudos online. Ambicioso, determinado e focado, ele vai até onde for preciso para conseguir uma boa história, mostrando o limite moral da mídia e até onde pode-se chegar por uma boa história e uma grande audiência.
Dan Gilroy faz um excelente trabalho nessa sua estreia como diretor. Ele foi roteirista de Gigantes de Aço (2011) e Legado Bourne (2012). Agora ele faz este trabalho junto com Robert Elswit (diretor de fotografia, o mesmo de Legado Bourne), então o realismo das cenas é grande, quanto mais pelas filmagens ambientadas nas madrugadas de Los Angeles. Muitas cenas, desde tiroteios numa lanchonete, invasão domiciliar com assassinato e até cenas de perseguição de carro são mostradas do ponto de vista do cameraman que está no local atrás de uma grande filmagem para vender. Este olhar do cinegrafista presente dá o ponto de vista que precisamos ver para sentir na pele o que estamos vendo nas cenas.

__________________________________
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário